Como é feita previsão de demanda da sua confecção? Ela garante que não faltem produtos para o consumidor? Também contribui para evitar que o capital financeiro fique preso em produtos não vendidos no estoque? Se a resposta para uma destas duas últimas perguntas for não, pode ser uma boa ideia melhorar a forma como você planeja a produção do seu negócio.
Uma boa previsão é essencial para diminuir os riscos de erros na sua empresa. Ela ajuda a melhorar as decisões de negócio tomadas, como por exemplo: é hora de contratar novos funcionários? Também é fundamental para maximizar o lucro da confecção, já que possibilita que o negócio esteja mais bem preparado para aproveitar oportunidades, como maiores demandas de determinado produto.
Confira, abaixo, quatro cuidados importantes para garantir uma previsão de demanda bem feita:
4 dicas para acertar nas previsões de demanda da sua confecção
1. Mantenha um registro preciso das suas vendas
A base da previsão de demanda são as vendas que aconteceram no passado. Com esta informação, é possível prever o comportamento do consumidor no futuro. É claro que é preciso considerar outras variáveis, como: situação econômica do país e entrada no mercado de novos concorrentes diretos.
Mas saber exatamente como foi a venda dos produtos na última coleção, ou nos últimos seis meses, é essencial para uma previsão bem feita. Ah! Não esqueça de descontar os cancelamentos e as devoluções. Mantenha um bom registro destes dados e, preferencialmente, facilite o acesso a eles (com sistemas de gestão, por exemplo).
2. Faça previsões a curto prazo
Quanto maior o período da previsão, maiores são as possibilidades de erro. O comportamento do consumidor pode mudar muito em um ano, por isso, previsões tão longas não são tão eficientes quanto as de curto prazo. Procure fazer previsões para três meses - tempo suficiente para preparar a produção e em que não há tantas mudanças no mercado.
3. Identifique os produtos que não podem faltar em estoque
Um dos piores erros na administração está relacionado ao mau gerenciamento do estoque. Se sobram produtos, parte do capital da empresa fica preso, se faltam, você perde vendas. Este é um problema que uma boa previsão de demanda ajuda a solucionar. É preciso considerar quais são os best sellers da sua confecção. Ou seja, quais são os itens responsáveis pela maior entrada de lucro no negócio? Estes são produtos que não podem faltar em estoque.
4. Atenção à mão de obra contratada
A previsão de demanda deve influenciar diversas decisões tomadas pela administração. Em relação ao estoque, ao volume de produção e também à quantidade de funcionários contratados. Se a previsão mostra que haverá uma maior procura de produtos nos próximos meses, considere contratar alguns funcionários para suprir o trabalho a mais. Mas esta é uma decisão que deve ser muito bem avaliada: não deixe que o otimismo prejudique o seu negócio. Algumas vezes, aumentar a produtividade da equipe já é suficiente.
E então, como é feita a previsão de demanda na sua empresa? Compartilhe um pouco da sua experiência nos comentários.