Durante uma crise econômica, empresas de todos os setores devem tomar medidas preventivas para evitar que o negócio feche por falta de preparo. É preciso investir na fidelização do cliente para garantir que as vendas não sofram uma grande queda no fim do mês. Para manter uma empresa lucrativa, também é preciso minimizar gastos relacionados à produção, ao estoque e à gestão do negócio de forma geral. É sobre esta segunda medida, necessária para saúde financeira da sua empresa, que falamos neste post.
A sua confecção está preparada para contornar a crise? Conheça, abaixo, três maneiras eficientes para diminuir custos na sua fábrica e uma ação essencial para garantir um negócio lucrativo:
Como cortar custos na sua confecção sem comprometer a qualidade dos seus produtos
1. Meios de comunicação mais econômicos
Pequenos cortes de despesa podem trazer grandes resultados no final do mês. Avalie: quanto a sua empresa gasta fazendo ligações telefônicas para fornecedores, clientes e colaboradores?
Esta é uma despesa que pode ser reduzida com o uso de outras formas de comunicação. Prefira trocar e-mails e até mensagens de celular - o WhatsApp é um exemplo de recurso moderno, gratuito e cada vez mais utilizado no meio corporativo.
2. Evite utilizar papel
Uma medida que, além de reduzir os gastos da empresa, contribui para a preservação do meio ambiente, é a diminuição do uso do papel. É realmente preciso imprimir folhas de pagamento, e-mails e orçamentos?
Incentive os seus funcionários a tomarem esta consciência antes de utilizar a impressora da empresa. É eliminando os pequenos desperdícios que se alcançam boas economias financeiras no final do mês.
3. Elimine as compras desnecessárias
Um bom gerenciamento de estoque é essencial para que não aconteçam desperdícios. Invista em melhorias na gestão dessa área da empresa para evitar que sejam comprados materiais desnecessários e para não comprometer parte do dinheiro da empresa em itens parados.
Tecnologia: uma aliada necessária
Além do corte de custos, também é preciso estar atento aos investimentos que contribuem para elevar a produtividade da empresa e para melhorar o gerenciamento interno. Algumas ferramentas ajudam a aumentar a produção, por exemplo, sem que seja preciso contratar mais funcionários para isso. Se a fábrica produz mais sem grandes diferenças de custo, é possível diminuir o preço dos produtos e garantir mais vendas e lucros para a empresa.
Também existem os sistemas de gestão que ajudam a otimizar processos, economizar tempo e evitar desperdícios. Estas são ferramentas que contribuem para uma melhor gestão interna e que permitem que administração tenha um maior controle sobre a produção, as finanças e todas as atividades relacionadas ao negócio.
Além disso, a visão geral proporcionada por um sistema de gestão é essencial para que os líderes da empresa consigam tomar melhores decisões de cortes de custos. A tecnologia é, portanto, um investimento inteligente e necessário, especialmente em tempos em que é preciso tomar medidas preventivas para evitar que a empresa feche por falta de preparo.
A sua confecção está preparada para contornar a crise financeira de forma saudável? Use as dicas deste artigo e conquiste melhores resultados na sua empresa.