A gestão de uma confecção muitas vezes não é uma tarefa fácil. O segmento é altamente competitivo e o conhecimento e a capacidade de prever e atender a demanda do mercado pode representar um diferencial poderoso. E não é só isso. Antecipar os desejos de consumo, acompanhar as tendências e alcançar clientes onde quer que estejam são estratégias confrontadas o tempo todo com a necessidade de reduzir os custos de produção e manter a lucratividade com margens satisfatórias.
O desafio pode ser assustador até mesmo para os mais experientes da indústria de confecções. Mas não se preocupe. Tudo isso tem solução, e bem simples. Conheça o ERP.
O que é ERP (Enterprise Resource Planning)
Como o próprio nome já diz, o sistema ERP representa um melhor planejamento dos recursos da empresa. Trata-se de um software que unifica processos gerenciais e operacionais em um único lugar e permite a integração de dados e processos de vários departamentos da empresa. O ERP para confecção é projetado especificamente para atender as exigências da indústria e oferece soluções de integração, configurável, para uma gestão de negócios mais eficiente.
Como um sistema ERP pode ajudar
Com o avanço das tecnologias registradas nos últimos anos, principalmente no setor de desenvolvimento de softwares, a indústria de confecções e outros setores da economia mudaram a sua forma de operar incorporando os métodos tecnológicos e inovações através de um sistema ERP. A automatização de processos foi uma boa solução encontrada para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a lucratividade das empresas.
O problema é que a maioria dos softwares era limitado às operações mais básicas e praticadas na gestão de negócios de qualquer ramo da economia como a gestão financeira, contabilidade e gestão de pessoas.
Foi preciso mais um tempinho até que a indústria de TI (Tecnologia da Informação) identificasse uma nova necessidade no mercado e desenvolvesse um software mais específico para atender cada segmento em particular e, melhor ainda, configurável para atender as necessidades de cada empresa.
O ERP para confecção é usado para gerir o negócio de forma sistemática. Ele permite o gerenciamento do negócio em todos os níveis gerenciais e operacionais como planejamento, desenvolvimento, fabricação, distribuição e vendas. O software mantém registros dos recursos ou matérias-primas utilizadas e em estoque, bem como todo o controle dos dados armazenados de forma segura e facilmente acessíveis.
Não é um software exclusivo para as grandes e médias empresas, apesar de ser essencial também para eles. Porém, as pequenas empresas podem ter algumas facilidades adicionais como o projeto do sistema ERP, uma vez que os processos são mais enxutos e demandarão menos tempo e esforço na implantação.
Vantagens da utilização do ERP para confecção
Além de ajudar aumentar a eficiência dos processos de fabricação, é possível observar uma melhora significativa na qualidade dos serviços realizados. Com o armazenamento de dados em nuvem, a segurança e acessibilidade ficam garantidas. O acesso pode ser limitado aos profissionais necessários e mais confiáveis e a mobilidade permite que tarefas sejam executadas mesmo estando a quilômetros da empresa. Basta acessar o sistema através de um dispositivo móvel, smartphone ou tablet, por exemplo.
O sistema ERP ainda cria um relatório toda vez que alguma alteração acontece no negócio e ajuda a manter o controle das operações que ocorrem durante o processo de fabricação têxtil. Assim, falhas técnicas podem ser facilmente rastreadas mostrando detalhes sobre o estado do produto fabricado.
E você, já utiliza o ERP para confecção no seu negócio? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!