O que é a cultura Data Driven e as vantagens para a sua confecção

Antes de responder se sua confecção tem o Data Driven como cultura, o correto é entender o que isso significa, certo?!

Na cultura Data Driven as decisões do negócio são tomadas com apoio de informações e análises estratégicas. Resumindo: a empresa é guiada por dados. 📊 

Importante, para ser Data Driven não é preciso dominar ferramentas complexas. O primeiro e mais importante passo para consolidar essa cultura na sua confecção de vestuário, é a conscientização entre as pessoas do valor desses dados no processo decisório.

Benefícios da cultura guiada por dados

Data Driven ajuda a burlar o efeito Dunning-Kruger. Esse termo estranho é o familiar "ter pouco conhecimento de um assunto, mas acreditar saber muito",  e assim, basear decisões em achismos ou hábitos enraizados. 

E para mudar essa situação, apoiar as próximas decisões na coleta e análise de informações é um começo interessante. E entenda, não é preciso vir de fontes complexas e avançadas como, inteligência artificial, machine learning e big data.

Os dados podem ser coletados de várias fontes como sistema ERP, sistemas de vendas, sistemas de gestão, CRM, e marketing, mídias sociais, dados de mercado e consultorias. Portanto, existem vários pontos que você pode prestar atenção, a fim de trazer ideias e novas práticas para sua empresa. 

Antes de continuar a leitura peço que faça uma reflexão. De acordo com a imagem abaixo, onde a sua indústria está?

Nivel de maturidade data driven.png

 

Data Driven em uma prática para melhorar a gestão

O ideal para a implantação da cultura Data Driven ser bem explorada é começar pelas lideranças. Já que uma gestão que valoriza decisões baseadas em dados, precisa dar o exemplo e justificar a importância de se basear em dados para o resto da equipe.

Por isso, os gestores podem começar entendendo o tempo e o investimento exigidos para a organização ser Data Driven. E assim, começar o processo de espalhar o poder da análise e coleta de informações para os demais colaboradores.

A cultura Data Driven direcionada para confecção de vestuário

Entenda, números bem coletados e mensurados são capazes de gerar insights poderosos para os diversos setores da sua Confecção.

Destaque para os setores industriais da moda. Ao mapear e encontrar números de produtividade interna ou em terceiros, por exemplo, é possível descobrir gargalos nos processos ligados com a produção do produto. Podendo tornar essas etapas mais ágeis e eficientes.

O uso de dados, de preferência de diversas fontes, também têm a capacidade de contribuir para a criatividade dos designers. Isso porque, ao ter insights vindos do consumidor, esses profissionais podem direcionar melhor o produto ao consumidor alvo e focar sua energia em aprimorar sua criatividade.

Outra área que pode se basear na coleta e análise de dados é o comercial e o marketing. A partir das informações coletadas por ranking de vendas, área atendidas é possível traçar tendências de comportamento dos usuários e utilizar esses conhecimentos para direcionar as próximas estratégias.

Dicas para aplicar a cultura Data Driven na sua indústria de vestuário

Sabemos que existem fontes de dados complexas e avançadas, baseadas, por exemplo, em inteligência artificial, machine learning e big data. Mas mesmo sua confecção de vestuário pode ter uma cultura baseada em dados e coletar informações em fontes diversas.

Isso porque, tenho certeza que sua marca de moda recebe diariamente uma grande quantidade de dados. Podendo ser gerados das suas interações internas, externas, sendo estas vindas do meio físico ou digital. 

Você pode começar analisando seus principais relatórios, como dados de vendas e outros gerados pela própria empresa. Esses relatórios filtrados para fornecer as informações mais relevantes são inesgotáveis fontes de ideias para melhorias.

Se sua marca possui e-commerce, saiba que é um banco de informações que pode revelar vários comportamentos. Isso porque seus consumidores deixam rastros online, mas cuidado para não perder o foco é preciso entender o momento da sua indústria e quais são as métricas que fazem sentido. 

Outra dica é mapear as informações vindas de comentários de seu site, Facebook e Instagram. São fontes de muita qualidade e podem revelar percepções relevantes dos consumidores da sua marca.

Entenda as incertezas dos dados coletados

Como dito, o Data Driven é “orientado por dados” pois valoriza o planejamento com base em informações reais. Mas não pense que a gestão baseada em dados não possui margem para erros, pois tem sim!

Por isso, é importante pedir para que os profissionais que analisam e colhem essas informações e métricas, clareza sobre o nível de incerteza e possíveis erros. Assim, há o teste constante da confiabilidade das informações.

Outras práticas bastante interessantes para diminuir riscos ao ter decisões guiadas por dados, é a partir de uma revisão constante de processos e treinamentos para os colaboradores, por exemplo. Conquistando assim métodos cada vez mais harmônicos com o propósito da sua marca de moda.

Com o apoio da Vexta sua confecção de vestuário pode ter uma cultura baseada em dados. Isso porque com nosso ERP para confecções de vestuário você acompanha os números de diversos setores da sua indústria. Clique no banner abaixo e conheça nossa plataforma de gestão.

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