O mercado de confecções se torna cada vez mais concorrido, exigindo que o gerenciamento estratégico e operacional da empresa evolua e seja feito de forma mais eficiente para garantir a força competitiva. Controles estabelecidos a partir de planilhas e outros métodos mais simples, além de arriscar a segurança dos dados, compromete todo o desempenho das operações, tornando o processo produtivo mais lento e ineficiente.
A solução é investir em tecnologias de sistemas que permitem integrar as operações da organização, agilizar a tomada de decisões e garantir a otimização dos processos gerenciais e operacionais. Hoje, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é acessível a todos os tipos e escalas de negócios.
Muitos gestores estão aproveitando a oportunidade de tornar a ferramenta um aliado da gestão estratégica e, por isso, vamos explicar nesse post a importância de um sistema ERP para micro e pequenas confecções. Acompanhe!
1. Gestão mais unificada
Com a ajuda de um sistema ERP, a sua empresa de confecções poderá padronizar os processos de uma forma que melhore a comunicação e relação entre os departamentos e filias da empresa. É a solução que faltava para uma visão mais abrangente do negócio, permitindo o melhor controle e planejamento de ações.
2. Melhor controle financeiro
Nunca foi tão fácil monitorar os resultados financeiros do negócio. O sistema ERP permite que o gestor da confecção visualize as receitas e despesas, lucros e prejuízos, bem como outras informações importantes para uma gestão equilibrada do negócio. O acompanhamento e controle podem ser feitos através de um Dashboard (painel de controle) detalhando de cada tipo de conta.
3. Maior controle sobre os pedidos de clientes
A centralização dos dados em um sistema único e integrado garante informações de controle referente aos pedidos dos clientes. Por meio de um histórico de compras é possível traçar o perfil e, com base no ticket médio e programação de entregas apresentados, prever as demandas. Assim, o gestor da confecção poderá se antecipar estruturando o estoque, produção e entrega para melhor atendê-los.
4. Aumento e melhora da produção
Utilizando as melhores práticas de negócio existentes, um sistema ERP para micro e pequenas confecções contribui para o aumento da produtividade com qualidade. A sua empresa irá reduzir o tempo necessário para produzir a mesma quantidade e terá maior controle sobre os recursos utilizados evitando desperdícios e reduzindo os custos.
5. Redução de falhas nos processos
O ERP ajuda a automatizar processos eliminando uma série de atividades que antes eram realizadas manualmente. Assim você verá a sua confecção reduzir o índice de erros por falhas humanas e a produtividade deve ganhar novos patamares. Além disso, o fluxo de tarefas tem o seu histórico de ocorrências registradas no sistema, facilitando a identificação das falhas.
A adoção de sistemas ERP’s pelas empresas brasileiras é uma coisa nova e, em vista dos benefícios que ele proporciona, pode ser utilizado como um trunfo para agregar maior força competitiva diante de um mercado de alta concorrência, principalmente entre as empresas menores que buscam destaque nele. Por ser viável, você pode implementar hoje mesmo um sistema ERP para micro e pequenas confecções.
E aí, gostou da novidade? Compartilhe as suas experiências e opiniões através dos comentários!