Treinamento profissional é um termo usado com frequência: ele tem o objetivo de garantir novos conhecimentos e habilidades que aumentam o desempenho de um funcionário dentro de uma confecção. O treinamento nas organizações é de vital importância, pois contribui para o desenvolvimento dos colaboradores, tanto no âmbito pessoal como no âmbito profissional.
Sendo assim, os diretores e gerentes da confecção devem encontrar mecanismos para dar aos seus colaboradores os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho profissional adequado.
Atualizando o conhecimento
No treinamento profissional, os programas são projetados para transmitir informações relacionadas às atividades de cada empresa. Pelo seu conteúdo, os funcionários têm a oportunidade de aprender coisas novas e atualizar os seus conhecimentos com outros profissionais do setor, o que engaja o colaborador através das novas técnicas e métodos e aumenta suas habilidades profissionais, permitindo que as fábricas alcancem seus objetivos comerciais.
Benefícios do treinamento
Os benefícios do treinamento não visam apenas os trabalhadores, mas também a administração da confecção e toda a empresa, uma vez que representa um investimento aos desafios do futuro. Os benefícios são inúmeros, mas dentre os principais podemos destacar:
- Promove a igualdade de oportunidades, de desenvolvimento pessoal e de carreira;
- Permite ao trabalhador se preparar para a tomada de decisão e resolução de problemas;
- Eleva o nível de satisfação no local de trabalho e permite a integração dos funcionários com a empresa.
Além disso, o treinamento pode evitar a obsolescência das competências dos colaboradores, o que geralmente ocorre entre os funcionários mais velhos. Mas isso, se eles não forem treinados ou não passarem pela famosa “reciclagem”. Ele também permite adaptar-se às rápidas mudanças sociais como a maior expectativa de vida, as alterações contínuas em produtos e serviços, o avanço da tecnologia no processo fabril, e as crescentes e diversificadas demandas do mercado.
O processo contínuo de treinamento ainda diminui a taxa de rotatividade de pessoal, e permite que os substitutos em formação possam preencher as novas funções com rapidez e eficiência.
P**rograma de treinamento eficaz**
Para obter um programa de treinamento eficaz é necessário que a empresa siga um núcleo composto por três fases de procedimentos:
*1. Detecção e análise das necessidades de formação: *
O primeiro passo no processo de treinamento é identificar as necessidades de formação para que a empresa não corra o risco de errar fornecendo treinamento inadequado, o que levaria a custos desnecessários.
*2. Identificação de recursos: *
Os recursos necessários para o treinamento são importantes porque sem eles os planos de formação não podem ser implementados. Falamos aqui sobre a dotação orçamentária, os materiais necessários, infraestrutura, etc.
*3. A execução de programas de formação: *
Nesta fase é preciso definir os objetivos gerais e os objetivos específicos da capacitação, como conteúdo, metodologia, duração, lugar, tempo, e os participantes que frequentarão o treinamento de acordo com o setor que ocupam na empresa.
Concluindo
Podemos ver que, através do treinamento de qualidade, a melhoria constante do processo produtivo de uma confecção é alcançada, fator essencial para reforçar a posição competitiva das confecções no mercado atual.
Você costuma realizar treinamentos em sua confecção? Conte pra gente sua opinião sobre o assunto através dos comentários!