Hoje em dia, os gestores de vendas estão enfrentando desafios cada vez maiores para gerenciar o crescimento da base de clientes para a empresa, a coleta e organização das informações sobre o público-alvo, as expectativas dos clientes, a concorrência e a necessidade de encurtamento dos ciclos de vendas.
Tudo isso demanda um grande esforço com tarefas manuais por parte dos gestores e vendedores. Sendo assim, os métodos de automação em vendas possibilitam que as empresas, inclusive confecções, potencializem suas estratégias e reduzam o esforço necessário para vender.
Devido a essas dificuldades, preparamos um _post_com quatro motivos para você implementar a automação da força de vendas em sua confecção e melhorar os resultados. Venha conhecer!
1. Mais tempo livre para dedicar-se as vendas
Utilizado adequadamente, um sistema de automação da força de vendas pode trazer retornos que façam valer o investimento através das melhorias nos processos. Uma dessas vantagens é a liberação de tempo para o vendedor. As ferramentas poderão reduzir consideravelmente o número de tarefas manuais, liberando os vendedores para realizarem o que eles sabem fazer de melhor, vender.
Essas ferramentas irão contribuir para a realização de diversas tarefas com maior eficiência e rapidez, reduzindo o ciclo de vendas para a confecção. Envios de e-mails, agendas de compromissos e muitas outras tarefas podem ser automatizadas e as informações sobre as vendas, clientes, produtos e serviços, mercado e outros fatores podem ser armazenadas em um só lugar, formando um banco de dados poderoso para a formação de bons argumentos de vendas.
2. Maior força de vendas
A automação em vendas oferece aos gestores informações cruciais para a formação de uma estratégia de vendas com maior foco e personalizada para cada cliente especificamente. O lucro de cada cliente, o tempo gasto na visita de cada um deles ou para a tomada de decisão, o resultado de todas as atividades de comunicação e outras informações ajudam a melhorar os esforços de segmentação das vendas e a potencializar a interação com o cliente para adquirir mais conhecimentos sobre ele.
Além disso, a mobilidade dos softwares permite que gestores e vendedores possam acessar os dados por meio de aplicativos móveis onde e quando quiserem, para agilizar ainda mais o serviço.
3. Fideliza clientes
Muitas vezes, as empresas gastam tempo e dinheiro redirecionando seus esforços para a conquista de novos clientes como forma de aumentar a lista e, consequentemente, as receitas. No entanto, investir na retenção dos clientes já existentes pode ser bem mais barato e menos trabalhoso. Utilizando as informações disponíveis no sistema de automação da força de vendas os vendedores podem programar estratégias que surpreendam o cliente de forma positiva, antecipando as suas necessidades, por exemplo.
Isso fará com que ele passe a enxergar o vendedor como um parceiro de negócios, aumentará a confiança na relação, comprará mais e ainda recomendará a sua confecção para outros.
4. Melhora a lucratividade das vendas
Você pode usar as ferramentas de automação em vendas para realizar projeções e prever quando o cliente precisará comprar novamente. Além disso, poderá contar com a técnica de Cross-Sell (Venda Cruzada) para oferecer produtos e serviços que fazem parte da linha de interesses do cliente que ainda não comprou ou que já tenha comprado anteriormente. A flexibilidade para prever e antecipar as futuras necessidades dos clientes irá estimular a venda proativa, reduzindo o ciclo de vendas e possibilitando aumentar o ticket médio do cliente.
Esses são alguns dos melhores benefícios que poderá agregar ao seu processo de vendas ao utilizar a automação, mas existem muitos outros que somente com a experiência de uso você poderá conhecer.
E você, como realiza o processo de vendas na sua confecção? Conte para gente através dos comentários!