Seis passos para traçar um plano de carreira bem-sucedido

De forma geral, o líder de TI tem um excelente conhecimento técnico, mas falha na hora de gerenciar pessoas e traçar um plano de carreira adequado. Um cenário que pode atrapalhar sua ascensão profissional. A maneira mais rápida de reverter esse cenário, aponta o consultor em carreira Eric P. Bloom, é o CIO mudar sua postura. Bloom, presidente da empresa Manager Mecanics LLC, com sede em Massachusetts (EUA), afirma que o grande erro dos líderes de TI está no fato deles não conseguirem identificar talentos e ajudar no desenvolvimento de suas equipes. “O fato é que eles foram promovidos porque eram tecnicamente bons, mas não necessariamente porque tinham fortes habilidades interpessoais ou perfil de liderança”, avalia o especialista.

Como forma de ajudar os executivos a melhorar sua imagem na organização e, por consequência, ampliar a oportunidade de melhorias na carreira, seguem seis dicas dos especialistas.

1. Seja claro sobre o que você pode oferecer A maioria das pessoas não consegue mostrar o valor pode criar para a empresa. Sempre que possível ,deixe claro a competência que você possui e como ela pode ser aplicada para ajudar na obtenção de resultados. Ser visto como alguém que faz a diferença pode levá-lo a futuro candidato a promoções. 

2. Peça o que deseja Mesmo que seu superior não tenha demonstrado apoio até o momento, você deve sentar-se frente à frente com ele e expor suas ambições. Deixe que ele saiba que você precisa dele e esteja pronto para ouvir que seu chefe precisa de você. Fique preparado também para articular o que você pode fazer por ele e como suas habilidades podem ajudar a organização. Não esqueça que seu chefe é a pessoa mais próxima a se tornar o seu defensor. 

3. “Comprometa-se” com o sucesso do seu chefe Pode parecer estranho, se você está sobrecarregado e insatisfeito. Mas se quiser ter sucesso, fixe sua mente no comprometimento com o sucesso de seu chefe. Assim, você se torna parte do trabalho dele e tem a chance de apontar saídas para erros ou problemas. Assim você se destacará pelo potencial que possui. 

4. Faça conexões Quanto mais você construir relacionamentos em toda a organização, melhor posicionado estará na hora de ser considerado para futuras oportunidades. Não amplie muito seus interesses, mas aprenda a tentar conhecer um pouco mais sobre as outras pessoas que estão ao seu redor na empresa. Sempre que possível, almoce com alguém que você conheceu recentemente. 

5. Faça o trabalho que você quer eventualmente “Se você quiser se destacar, vá em frente, demonstre o que você é capaz de fazer”, diz o vice-presidente de marketing da AT&T, Von Wright. “Você precisa fazer o trabalho que quer e para isso tem de começar a fazê-lo hoje mesmo”, aconselha. Claro que estar de olho em uma promoção não descarta a tarefa de continuar cumprindo com todas as suas obrigações. Mas você estará usando suas competências para esforços que no futuro podem ser reconhecidos na hora da empresa destacá-lo para a uma nova função, a qual você deseja ocupar um dia. “Você não pode perder a oportunidade de demonstrar suas habilidades na frente de outros líderes”, aponta Wright. 

6. Acredite e mantenha a esperança Tanto Wright quanto os especialistas em carreira aconselham a agir como se já fosse o profissional pronto que você quer se tornar. A partir daí, as chances de que as pessoas o enxerguem como o profissional ideal para comandar a organização ou outra área da companhia aumentam.

Fonte: Computerworld.

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