Como e por que conhecer seus concorrentes

Se a sua empresa atua no setor de moda e confecções, fique atento: é muito importante conhecer bem quem são seus concorrentes e como atuam. Desta forma, você consegue estabelecer diferenciais para sua empresa se destacar no mercado. O primeiro passo é fazer uma análise de mercado criteriosa sobre como seus atuais concorrentes atendem, para assim, poder conquistar uma fatia dos consumidores desses concorrentes, ganhar aqueles clientes que não estão sendo atendidos, ou até, unir-se à eles.

Identificar quem são os concorrentes da sua confecção não é tão simples quanto pode parecer num primeiro momento. Hoje em dia, é preciso se atentar aos concorrentes com presença nacional. Porque a partir da globalização e também da Internet, a diversidade de produtos confeccionados e comercializados é imensa e conhecer a concorrência exige um pouco mais de trabalho do que há alguns anos. O mercado está muito competitivo e a entrada e saída de concorrentes ocorrem com uma velocidade muito grande.

Os vários tipos de concorrentes

Ao verificar a concorrência, é possível fazer comparações com o desempenho do seu negócio. Uma fatia dos seus concorrentes é formada por quem produz uma linha de itens igual e para o mesmo perfil de clientes da sua empresa. Neste caso, ele atua também na mesma faixa de preço, com um mesmo tipo negócio. São, então, aquelas indústrias que trabalham com produtos semelhantes àqueles que você se dedica.

Há, também, os concorrentes que são as indústrias que produzem a mesma linha de artigos, para um mesmo público-alvo, com uma mesma faixa de preço, mas cujo alcance é diferente da sua empresa. Por exemplo, você tem uma pequena indústria e o concorrente é um fabricante maior e instalado noutra região do Brasil, com perfil diferente do local onde você atua.

Há ainda os concorrentes que fabricam a mesma linha de produtos, porém, alcança consumidores com uma estratégia diferenciada e agressiva. Vale lembrar que, em relação aos três tipos de concorrentes citados acima, o ideal para conhece-los bem é ser cliente deles para saber como atuam, com quais preços, usando quais ferramentas de relacionamento e com que tipo de comunicação com o mercado.

Outras dicas para você avaliar

Observe o mercado como um todo, acompanhe sempre as variações que acontecem no mercado em relação ao seu negócio. Registre quantos clientes entram em contato com a sua empresa e, do total, quantos efetivamente fazem negócio. Fique de olho para saber se alguma marca ou um setor específico da economia está promovendo linhas de crédito de longo prazo ou promoções. Esta constatação é importante para você poder dimensionar que impacto haverá para o faturamento da sua empresa.

Faça, também, uma relação dos seus clientes que são habituais, classificando se estão comprando mais ou menos produtos e se estão gastando mais ou menos com sua empresa. Se você notar que está havendo uma variação importante com a maioria desses clientes, é muito provável que alguma movimentação anormal esteja acontecendo no mercado. Entenda o que é e planeje ações corretivas para serem implantadas assim que for possível.

Como estão conseguindo se destacar?

Outros aspectos também precisam ser avaliados, por exemplo: Descobrir em que pontos seus principais concorrentes estão se diferenciando. O que os torna mais competitivos? É por meio dos preços, comunicação, especialização, produtos, qualidade superior ou atendimento? Às vezes, o concorrente está conseguindo trabalhar com uma estrutura mais enxuta que a sua e, com isso, está sendo mais eficaz.

Ou você vai chegar à conclusão de que há a necessidade de investimento no seu negócio para se diferenciar. Outro ponto importante é identificar as necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidos pelos concorrentes. Ai pode estar seu trunfo!

Você tem realizado ações para conhecer seus concorrentes? Conte pra gente suas experiências!

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